24 junho 2009

Turismo em Bolivia part 2

LAGO TITICACA



É mais uma vez no quesito “grandeza natural” a Bolívia deixa outros lugares pra traz, quando digo grandeza, não estou exagerando, afinal tem uma ilha com cactos que ultrapassam dez metros, o maior salar, e agora vou falar sobre o lago comercialmente navegável mais alto do mundo e o segundo em extensão da America latina.



O Lago Titicaca tem aproximadamente 8300 km2 e esta a cerca de 3821m acima do nível do mar, localizado no altiplano dos Andes, fronteira Bolívia – Peru, profundidade estimada de 140 a 180 m, e no Maximo 280 m.
Muito grande hein? Também podera, mais de 25 rios deságuam nele, o lago possui ainda 41 ilhas, algumas muito povoadas.



O nome meio esquisito, não se sabe ao certo da onde se originou porem foi traduzido na língua local, como “pedra do puma”. A parte sudeste é separada das demais pelo estreito de Tiquina, os bolivianos chamam essa pequena parte de Lago Huinaymarca e a maior parte de Lago Chucuito, já os peruanos são mais diretos na nomeação, a parte pequena, lago pequeno, a grande lago grande.


O lago é considerado como berço dos Incas.
Segundo a lenda andina, foi nessas águas que nasceu a civilização inca. O “Deus do Sol” instruiu seus filhos na procura de um local ideal para que habitassem. Manco Capac (filho do Inca Huayna Capac, ele foi o primeiro rei da cidade de Cuzco) e Mama Ocllo chegaram, a uma ilha, batizada mais tarde de Isla Del Sol. Acreditasse que os incas dominarão a região entre os séculos XII e XVI, quando houve a invasão espanhola.

Muitos sítios arqueológicos poder ser visitados ao longo do lago, que tem como habitantes principais os povos uros, descendentes dos incas.

COMO CHEGAR AO LAGO TITICACA

Para visitar o Lago Titicaca pode começar por voar para Cuzco, no Peru, ou para La Paz, na Bolívia. Tomemos o exemplo de La Paz, para onde a Lufthansa e a Air France apresentam muitas vezes as tarifas mais competitivas. De La Paz, acomode-se num miniautocarro em direção a Copacabana, nas margens do Lago Titicaca, para visitar a Ilha do Sol. Se optar por voar para Cuzco, siga depois de autocarro ou comboio para Puno, de onde poderá organizar a sua viagem para Los Uros, Taquile e Amantaní.

GALERIA DE IMAGENS: (EM BREVE MAIS)


Ruinas Incas

Povos Orus


Tecelãs de uma das ilhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário